3 dicas que a sua Health Tech precisa adotar para se destacar no mercado
- Íkaro Fontenele | @ikaro.fontenele
- 24 de mar. de 2021
- 4 min de leitura
Atualizado: 22 de set. de 2021
Após 2020, a tecnologia tornou-se necessária nos mais diversos campos, na área da saúde não foi diferente. Atualmente, uma das tendências desse mercado são as Health Techs: startups que visam inovar as formas de assistência à saúde, com o objetivo de aprimorar métodos de trabalho, solucionar problemas, aumentar a produtividade, entre outros benefícios.
Grandes empresas, como a Rede D'Or, o Hospital Albert Einstein e o Instituto do Câncer do Ceará (ICC) já começaram a investir nesta área e muitos especialistas acreditam que esse é o negócio do futuro. De outra forma, por se tratar de um mercado conservador, muito consolidado, baseado em uma relação de confiança entre paciente e profissional, também envolve muitos desafios.
A inovação trazida pelas Health Techs decorre de diversos tipos de tecnologias (por exemplo, desenvolvimento de bancos de dados, utilização de aplicativos, sistemas de segurança em nuvem, dentre outros) para aprimorar os procedimentos executados em clínicas, consultórios e outras empresas que fornecem produtos e serviços na área da saúde. Desse modo, é possível melhorar os serviços, inovar nas formas de pagamento, comercializar medicamentos, dentre outras soluções.
Nesse sentido, faz parte de seu objeto de negócio a coleta de informações de saúde, ou seja, dados sensíveis, de modo que a preocupação com a segurança da informação e as práticas de compliance em privacidade e proteção de dados pessoais são ainda maiores do que em outros ramos de startups.
Por isso, vamos apresentar 03 dicas que a sua Health Tech precisa adotar para não ficar para trás.
1 - Criação de um canal de comunicação
Durante a utilização da sua plataforma, poderá haver alguns questionamentos sobre eventuais funcionalidades ou sobre o uso dos dados pessoais coletados. Desse modo, o canal de comunicação servirá para, além de dialogar com o usuário, aproximar a sua empresa de seu público, aprimorando a experiência.
Alguns exemplos bastante comuns de canal de comunicação podem ser apresentados:
a) Chat em uma plataforma web ou app;
b) Campo no site (“fale conosco”), permitindo o envio de uma mensagem por e-mail diretamente da página;
c) Apresentação de um endereço de e-mail, para o qual o usuário poderá enviar alguma solicitação;
d) Comunicação do telefone, permitindo ao usuário entrar em contato por meio de ligação telefônica.
É relevante destacar que o Canal de Comunicação não deve servir apenas como uma forma de receber sugestões e feedbacks dos usuários. Ele possui como principal função a de permitir que os titulares de dados possam exercer seus direitos e esclarecer suas dúvidas.
Falamos um pouco mais sobre os direitos dos titulares de dados em nosso Blog (confira o texto clicando aqui)
2 - Criação de uma Política de Privacidade
Para fins de aprimorar diversos procedimentos executados por meio da sua Health Tech, certamente haverá a necessidade de tratar dados pessoais. Dessa forma, é de fundamental importância que haja uma política de privacidade bem estruturada, pois é por meio dela que haverá a comunicação ao titular de dados sobre os cuidados que a empresa adota em relação aos dados pessoais que ele concede.
Veja alguns tópicos que são comuns nesses documentos:
a) Quais dados são tratados;
b) Quais as finalidades para o tratamento de dados;
c) Com quem os dados pessoais são compartilhados;
d) Quais medidas de segurança são adotadas;
e) Se os cookies são utilizados;
f) Forma de contato com o Encarregado de Dados.
Apesar desses tópicos mais comuns, não se deve adotar modelos prontos, que muitas vezes estão disponibilizados na internet. A política de privacidade deve refletir a exata realidade presente na empresa, por isso deve fornecer informações corretas e claras sobre ela. Por isso, é importante o suporte de um profissional especializado, para que o consentimento do usuário seja válido juridicamente e esteja em conformidade com as exigências legais, devendo ser um consentimento livre, expresso e inequívoco.
Se quiser saber um pouco mais sobre Política de Privacidade, temos conteúdo sobre isso em nosso Blog (basta clicar aqui):
3 - Criação de acordos de sigilo e confidencialidade
Os acordos de sigilo e confidencialidade são imprescindíveis para uma Health Tech evoluir de maneira saudável, pois por meio deles você assegura que os seus segredos industriais, estratégias de mercado e ideias não sejam apropriados por outros, sejam colaboradores ou parceiros de negócio. Antes de acontecer qualquer conversa de negócio entre um representante da empresa e um terceiro, é preciso tê-los em mãos.
Há, também, a necessidade de se investir em segurança da informação, para proteger dados e documentos sigilosos que confiram vantagem competitiva ao seu negócio.
Esses acordos devem definir:
a) as partes envolvidas;
b) o objeto (quais as informações a serem reveladas e a forma de exposição);
c) os direitos e obrigações das partes;
d) as sanções em caso de descumprimento; e
e) o prazo de validade do sigilo.
Desse modo, a sua Health Tech conseguirá alcançar níveis cada vez maiores e ganhar respaldo em um mercado conservador, muito consolidado, baseado em uma relação de confiança entre paciente e profissional, mas que proporciona diversas oportunidades de negócio inovador.
Todas dessas dicas devem ser postas em prática, mas sempre adequadas à realidade e à necessidade de cada negócio. Por isso, é importante ter cuidado para sua elaboração, de preferência acompanhado de um profissional especializado no tema.
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